IMG_0378 - Copia

Campanha de doação para ONG Apadrinhe um Sorriso

Para quem ainda não conhece a linda história da ONG Apadrinhe um Sorriso, aí vai um rápido resumo de como começou e o que a instituição faz. Além disso, você pode entender de que forma é possível ajudar na manutenção desse projeto social.

Para quem ainda não conhece a linda história da ONG Apadrinhe um Sorriso, aí vai um rápido resumo de como começou e o que a instituição faz. Além disso, você pode entender de que forma é possível ajudar na manutenção desse projeto social.

História 

A ONG Apadrinhe um Sorriso é uma ação social e filantrópica, idealizada e criada pela pedagoga e moradora do Parque das Missões Fabiana da Silva, a Fabbi, em dezembro de 2009, para ajudar crianças e adolescentes em risco de vulnerabilidade social na comunidade do Parque das Missões, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. 

A missão da ONG Apadrinhe um Sorriso é realizar uma transformação nas vidas de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social da comunidade do Parque das Missões, por meio de ações preventivas que proporcionam educação, cultura, cidadania e saúde através de atividades como: rodas de leitura, saraus de poesias, oficina de teatro, capoeira e roda de mulheres.

Doações 

A manutenção da ONG Apadrinhe um Sorriso é possível graças a ajuda dos padrinhos, que são os voluntários e por doações de alimentos, produtos de higiene básica e dinheiro, apoio e parcerias com os comerciantes da própria comunidade e pela comercialização de produtos doados em bazares beneficentes.

Mas mesmo com essa ajuda, a manutenção da instituição é um processo muito trabalhoso e custoso, ao todo são mais de trezentos e cinquenta jovens atendidos e um valor variável de mães que participam dos projetos sociais. Para a continuação dessa ação social é preciso de doações, principalmente de alimentos.

Para essa campanha de doação estamos trabalhando com a arrecadação de dinheiro, com a finalidade de comprar lanches para alimentar as crianças e jovens atendidos pela instituição. Cada lanche doado vai ajudar na manutenção do trabalho da ONG Apadrinhe um Sorriso e o desenvolvimento desses jovens.

Voluntários

O coração do instituto são os seus voluntários, que são mais conhecidos pelo apelido de padrinhos. É através da ajuda deles que a ONG Apadrinhe um Sorriso consegue ser mantida e que os seus projetos pedagógicos são realizados. Caso tenha interesse em ajudar é só clicar aqui.

Gostou de saber que é possível mudar a vida de muitas crianças e adolescentes da comunidade Parque das Missões para conseguirem um futuro melhor? Então é só clicar aqui que você entra na página de doação.

WhatsApp Image 2019-03-17 at 22.17.17

Projetos sociais da ONG Apadrinhe um Sorriso

Projetos sociais que mudam vidas 

A ONG Apadrinhe um Sorriso tem como proposta oferecer educação, alimentação, cultura e cidadania para crianças e adolescentes da comunidade Parque da Missões, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. E para isso, foram criados projetos sociais objetivando mudar as vidas desses jovens. Todos esses projetos são pedagógicos e com orientação da líder e criadora da ONG a Fabiana da Silva. A seguir é possível conhecer todos os projetos e os seus objetivos.

Sarau de Poesia 

A principal atividade realizada pela organização não governamental é o sarau de poesia, nele as crianças e adolescentes atendidos pela instituição praticam experiências culturais e o convívio social, realizando atividades lúdicas e recreativas, através da leitura de poesias, livros, produção de textos e poesias. Acontece em todos os sábados das oito horas da manhã até as dezessete horas. 

Roda de Mulheres

É um projeto diferente dos demais oferecidos pela ONG Apadrinhe um Sorriso, nesse o foco é nas mulheres e mães dos jovens atendidos.  Durante o encontro da roda de mulheres são debatidos temas para o desenvolvimento da mulher no seu meio social, familiar e inserção no mercado de trabalho e empresarial, por isso, são abordados assuntos como: empreendedorismo, feminismo, violências em geral e educação familiar. 

Roda de Leitura

A ONG Apadrinhe um Sorriso tem o foco em trabalhar com a literatura, acreditando que a arte literária pode mudar o rumo de muitas vidas, dando cultura e educação. Pensando nisso, foi criada a roda de leitura para que as crianças e adolescentes tenham contato direto com livros e variedade de temas literários, por isso, foi feita a sala de leitura, onde qualquer pessoa atendida pode ter contato com o acervo de livros, que no momento possui mais de três mil exemplares. 

Oficina de Teatro 

Desenvolvida em 2013 pela ONG Apadrinhe um Sorriso, a oficina de teatro é uma atividade pela qual os jovens criam e participam de peças que contam as suas realidades sociais e familiares, além de trabalharem temas de importância social e de representatividade, através de metodologias pedagógicas de desenvolvimento cognitivo, social e educacional. 

Futebol

O futebol é um esporte que serve instrumento para o desenvolvimento humano e da sociedade, por esse motivo que foi implementado na instituição, sendo ministrado por um ex aluno da ONG, que é um exemplo do trabalho da Apadrinhe um Sorriso na transformação social. O futebol é usado como política de transformação, através de uma atividade que combate a falta de cuidado com a saúde e melhora a qualidade de vida.

Roda de Capoeira

Recentemente implementada na ONG, a capoeira tem o objetivo de trabalhar o corpo, a saúde das crianças e adolescente, ao mesmo tempo que também trabalha a literatura pelas canções cantadas nas rodas. A capoeira oferece vários benefícios para esses jovens, ajudando em seu desenvolvimento, como a melhora da confiança e autoestima, interação social e melhora do condicionamento físico e mental.

Cinema 

O projeto de ida ao cinema é o que acontece com menor frequência pois necessita de ajuda de pessoas ou empresas para bancar o custo de transporte e compra de ingressos. Mas no ano de 2018 foi realizada a ida ao cinema para a exibição do filme Pantera Negra, foi um sucesso entre os jovens, muitos dos quais nunca tinham visto um filme no cinema, a importância foi além dessa experiência, pois as crianças e adolescentes tiveram o sentimento de representatividade devido ao longa metragem da Marvel ter em sua totalidade pessoas negras no seu elenco, mostrando uma realidade diferente da habitual dos filmes, além disso, mostrava o personagem principal um homem negro como herói, rei e bilionário.

Gostou de conhecer os projetos da ONG Apadrinhe um Sorriso? Se quiser conhecer a historia da instituição é só clicar aqui.

Para ajudar a Fabbi nessa causa tão nobre e importante é só clicar na imagem abaixo para realizar a sua doação. 

WhatsApp Image 2019-06-24 at 12.28.35

Conheça a ONG Apadrinhe um Sorriso

História

A origem da ONG é parecida com muitas outras que já foram criadas, que é ajudar ao próximo e quem precisa. Por esse motivo em dezembro de 2009, a Fabiana da Silva, pedagoga e moradora da região do Parque das Missões, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, criou a ONG Apadrinhe um Sorriso, pensando em realizar ações sociais e filantropia para os moradores da comunidade na qual mora.

Fabiana da Silva, a Fabbi, como é conhecida em sua comunidade, é um símbolo para todos do Parque das Missões de como é possível vencer na vida através de muita luta e da educação. A Fabbi, sempre teve uma paixão enorme pela literatura e pedagogia, e foi através desse amor que ela dedicava o tempo que tinha dentro do ônibus para ir e voltar do trabalho de auxiliar geral para estudar e foi assim que ela conseguiu realizar o sonho de cursar pedagogia na UERJ.

Durante a realização de sua monografia, Fabbi teve a ideia de criar uma organização não governamental com o objetivo de ajudar os jovens da sua região, para isso pediu auxílio de seus colegas da faculdade de pedagogia da UERJ, para levar educação, cultura e cidadania para esses moradores da comunidade do Parque das Missões. Foi assim que ela criou a ONG Apadrinhe um Sorriso, que começou de forma pontual, mas com a ajuda de doações de pessoas físicas, apoio e parcerias com os comerciantes da própria comunidade, das organizações sociais, campanhas pontuais, pela comercialização de produtos doados em bazares beneficentes e do aumento de voluntários, fez com que as ações sociais que eram pontuais virassem constantes.

 

Objetivos

Os objetivos da ONG Apadrinhe um Sorriso são:

Promover na comunidade do Parque das Missões educação continuada, preventiva, especialmente para crianças e jovens de famílias socialmente instáveis.

Proporcionar às suas famílias e à comunidade em geral oportunidades de vivência de ações educacionais e culturais e promover uma reflexão sobre a polifonia que se manifesta cotidianamente na Comunidade onde crianças negras fazem arte com o uso da poesia e leitura no projeto social.

Buscamos de uma maneira mais geral demonstrar a seriedade das narrativas e das suas práticas culturais apontando a importância delas para uma mudança comportamental junto as suas redes familiares. Mostrando como parte essencial e completamente enredada com a questão educacional.

Projetos

Os projetos realizados pela ONG Apadrinhe um Sorriso são de cunho social, cultural, inclusivo e educacional, sendo esses: Sarau de poesia, roda da mulher, roda de leitura, oficina de teatro, futebol e capoeira.

 

Princípios Filosóficos de Educação

A ONG Apadrinhe um Sorriso tem como um dos objetivos ajudar na formação educacional dos jovens moradores do Parque das Missões, por isso, são seguidos princípios filosóficos de educação, como:

  • Educar de maneira integral o corpo e espírito.
  • Utilização de diretrizes inspiradas em valores múltiplos.
  • Desenvolver a consciência crítica e autonomia nas crianças e adolescentes, criando a adoção de hábitos contrários às drogas, tráfico, miséria, violência, assistencialismo. Com isso, promovendo o autoestima e esperança para o futuro.
  • Investir na formação cognitiva, cultural, moral, artística, saúde e psicológica. 
  • Atividades multidisciplinares, metodologias mistas, projetos pedagógicos e comunitários baseados no Construtivismo.
  • Fortalecer a família com oportunidades diversas de envolvimento com as ações.
  • Integralização entre: família, poesia, comunidade, padrinhos, respeito, envolvimento, saraus e rodas de leitura.

 

Missão

A missão da ONG Apadrinhe um Sorriso é realizar uma transformação nas vidas de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social da comunidade do Parque das Missões, no bairro de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, por meio de ações preventivas que proporcionam educação, cultura, cidadania e saúde através de atividades como: rodas de leitura, saraus de poesias, oficina de teatro, capoeira e roda de mulheres.

 

Valores

Os valores que são destacados pela ONG Apadrinhe um Sorriso são: respeito ao próximo, emancipação social, perseverança, paciência e coragem, preservação da vida e da saúde, não violência e transparência nas ações.

    

Visão 

A visão proposta pela ONG Apadrinhe um Sorriso é de contribuir efetivamente na conquista da emancipação cotidiana e do bem-estar social de crianças e adolescentes da comunidade do Parque das Missões, mediante a elevação da autoestima e satisfação desses jovens, por meio de conquistas observáveis nos campos intelectual e ético-moral nas rodas e ações promovidas.

Quer ajudar a ONG a atingir mais jovens e mudar o futuro deles? Então clique na imagem abaixo e saiba como fazer uma doação.